Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

terça-feira, 16 de junho de 2009

Donos das próprias emoções

Donos das próprias emoções
Márcia de Lucca –Revista Gol – Bem Viver

Um exercício para construir um sistema imunológico que garantirá a sua saúde.

Todos nós já ouvimos que as emoções influenciam nosso sistema imunológico e as doenças têm fundo emocional.
Por que, não prestamos atenção a elas?
A meta humana parece ser buscar o prazer e evitar a dor, só que essa corrida automática nunca traz a alegria e a vitalidade esperadas.
Arquivar um problema não é resolvê-lo. O resultado do comportamento defensivo é o acúmulo de toxinas que provocam desequilíbrio, doença e dor.

Vamos aprender a extravasar as emoções tóxicas:

1-Identifique sua emoção da forma mais completa e objetiva.
Você sente o quê? Raiva, rejeição, ódio, mágoa?

2-Cada emoção vem sempre acompanhada de uma reação corporal. Ter a consciência da emoção é suficiente para enfraquecer aquela energia. Disparo do coração, aperto no estômago.

3-Assuma responsabilidade de por seus sentimentos. “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento”.

4-Expresse sua emoção. Descreva em uma folha de papel o que você está sentindo. Conte para si mesmo os seus sentimentos.

5-Descarregue o peso negativo por meio de uma atividade física: Corra, dance, etc. Neste momento, sua emoção já terá perdido grande parte de seu significado original.

6-“Saia de si”, colocando-se no lugar do outro e buscando uma visão mais equilibrada do conflito.

7-Relaxe. Você merece uma recompensa pelo trabalho árduo. Prepare um jantar à luz de velas, compre um presente para si mesmo, faça uma massagem, se entregue a uma atividade prazerosa.

Nenhum comentário: