Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

domingo, 13 de março de 2011

Cem objetos e Abaixo o desperdício

Fiz uma adaptação de dois textos: Cem Objetos da Beatriz Torres e Abaixo o desperdício da Mariângela Pagano


Podemos refletir sobre os excessos que ameaçam a nossa vida e o planeta.

Qual é a real necessidade de adquirir novos artigos? A autora Beatriz Torres fez uma experiência de viver por um mês com 100 itens. Aprendeu a lição do desapego e chegou à conclusão que acumulamos coisas que não precisamos. A humanidade já consome 30% a mais do que a Terra consegue repor. Está na hora de rever nossos hábitos de consumo.

Outro tipo de desperdício é o gasto de nossa energia. Quantas horas se esvaem em torno de pensamentos sobre planos pessoais, profissionais e a busca da felicidade. Exauridos por esse inquérito mental, infelizmente, deixamos de aproveitar o presente. Aqueles momentos em que não pensamos nas dificuldades. Simplesmente seguimos em frente, seguras e confiantes. Nessas ocasiões tudo flui!
Devemos renovar o estoque de confiança, otimismo e de fé. Quando notarmos que as prateleiras estão ficando vazias, tratemos de preencher a mente, a casa e o planeta com energia positiva.

“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência que nada arrisca, esquivando-nos do sofrimento, perdemos a felicidade” Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário: